sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Alguns botânicos inexistentes e um construtor invisível

Nem tudo é declinação até em russo. Ao ver um -a num nome da espécie botânica os russos percebem a palavra como se fosse sobrenome do cientista (que descreveu a espécie) no genitivo com a terminação adquirida -a. A primeira letra do nome próprio deve ser maiúscula, então eles escrevem:

  • калина Гордовина (errado) em vez de калина гордовина (correto), Viburnum lantana em latim; 
  • клематис Витицелла (errado) em vez de клематис витицелла (correto), Clematis viticella em latim; 
  • клен Гиннала (errado) em vez de клен гиннала (correto), Acer ginnala em latim;
  • тысячелистник Птармика (errado) em vez de тысячелистник птармика (correto), Achillea ptarmica em latim; 
  • яснотка Орвала (errado) em vez de яснотка орвала (correto), Lamium orvala em latim.

Que turma dos botânicos aparece! «Гордовин», «Витицелл», «Гиннал», «Птармик», «Орвал»… Deveriam ser cientistas estrangeiros brilhantes. Mas eles não existem.

...Para vedar jardins russos às vezes utiliza-se uma cerca metálica cujo nome russo contém um sobrenome alemão: сетка-рабица. Рабиц é sobrenome de Carl Rabitz (1823–1891), um construtor invisível para dicionários ortográficos russos. Se ele fosse visível, nós deveriamos escrever сетка Рабица.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Árvore de Natal na Rússia atual

Picea abies (ель обыкновенная) serve como árvore de Natal na Rússia. Para ser mais precisa, hoje em dia não há árvore de Natal na Rússia, mas sim espruce de ano novo (новогодняя ёлка). Seria estranho para nós chamar esse espruce de abeto-falso, porque só os poucos russos conseguem distinguir abeto de espruce. O povo russo sabe o que é espruce, ель, ёлка. A maioria dos russos ouviu falar de abeto (пихта), mas saber distinguir os gêneros botânicos é outra coisa. Enquanto isso, os floristas russos usam ramos de Abies nobilis (пихта благородная, abeto que eles chamam de нóбилис sem usar a palavra пихта) em arranjos florais para esses dias. Os ramos não são tão cheirosos mas não perdem as agulhas tanto como a primeira árvore mencionada neste post.
Ramos de Abies nobilis